quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mnemônico! Decorando com maior rapidez

Mne o quê? Mistura de Miney com Mônica?...Poderia até ser...dependendo de sua criatividade e se você necessitasse disso para memorizar esses dois nomes.

Autoria do Professor André Luiz do Ponto dos concursos

Bem, o mnemônico certamente é conhecido por muitos, mas claro nem todos conhecem essa técnica, ou pior, nem todos tiram proveito dela, por pensar que seja inadequada ou até mesmo inútil. Porém, essa forma de memorização é bastante eficaz quando queremos memorizar um conjunto de palavras ou termos, em sequência ou não, de forma rápida e, se bem realizada, de modo que fixe e mantenha-se na memória por muito tempo.

Vamos a um exemplo clássico. Já ouviu falar de Reficlorfagees???
Pois bem...no ensino médio havia estudado sobre a classificação dos seres vivos...e pra ser sincero nem aprendi e nem memorizei...no entanto quando tive que realizar o vestibular precisava dominar, nem que fosse um pouco, este conteúdo de Biologia. Para entender a classificação de alguns seres vivos necessitava memorizar a forma de classificação...e deveria sabe-la nesta respectiva sequência:

1. Reino
2. Filo
3. Classe
4. Ordem
5. Família
6. Gênero
7. Espécie

Pelo pouco que lembro...rs...como um tanto de outras pessoas...tinha muita dificuldade de memorização - ainda tenho mas não tanta mais - pois já tinha problemas de distúrbio do sono e DDA (Distúrbio de Deficit de Atenção) e não sabia, logo ter atenção, concentrar e memorizar algo era uma tarefa árdua. Mais difícil seria memorizar as mesmas palavras em uma certa ordem ou sequência. Porém, eis que surge o mnemônico...não me lembro bem, mas acho que um professor do vestibular falou sobre...mas rapidamente...logo com tais palavras criei outra palavra: REFICLORFAGEES...então além de memorizar cada palavra, ainda fixei uma ordem a elas. Como? Simples!

Para cada palavra escolhi como referência as duas primeiras letras iniciais, logo:

Para palavra Reino - RE
Para palavra Filo - FI
Para palavra Classe - CL
Para palavra Ordem - OR
Para palavra Família - FA
Para palavra Gênero - GE
Para palavra Espécie - ES

Portanto com as duas primeiras iniciais, na ordem com que se apresentam criei o mnemônico: RE-FL-CL-OR-FA-GE-ES

É importante, mas não imprescindível, que você estabeleça um padrão para criar seu mnemônico, pois isso irá facilitar sua compreensão quando for decifrar seu mnemônico. Neste exemplo o padrão estabelecido é a utilização das duas letras iniciais das palavras. No entanto, lembre-se que isso não é fundamental, mas é mais uma maneira de organizar a sua idéia e não se perder quando for necessário esmiuçar seu próprio mnemônico. A formação de padrões diminuirá a possibilidade de acontecer a seguinte situação:

 - Ih! Lembro o mnemônico, mas não lembro o que ele significa!

Você pode pensar que estará perdendo tempo com essa técnica, ou que é bastante difícil, porém a prática nos estudos vai lhe trazer conforto e segurança com o tempo. Utilizei esse método bastante...e ainda utilizo...e quer saber se funcionou? Consegui utilizar o método em algumas questões de vestibular e concurso, tanto de forma direta como indireta...e deu certo.
Extraído de http://www.concursospublicos.pro.br/duvida-do-candidato/tecnicas-mnemonicas-memoria-memorizar-concursos-publicos-preparacao-aprendizagem-estudos em 15 de julho de 2011.
 
O mnemônico pode ser usado por meio de formação de palavras, como vimos, ou até mesmo como orações, o que ficará para a próxima postagem.

Para terminarmos que tal alguns exemplos?

- SOCIDIVALPLUS: Fundamentos da Constituição Federal (artigo primeiro);
- PÁPÉPÓ -  os monossílabos tônicos são acentuados quando formados com as vogais A, E, O;
- CONGAERRAPRO - os objetivos fundamentais da Constituição Federal (artigo terceiro).

Bons estudos.
 
Fonte:  http://euestudo.blogspot.com.br/2011/07/mnemonico.html
 
 


 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom artigo, tenho um blog voltado para o estudo através de mnemônicos:

    http://macetesparaconcurseiros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá concurseiro, descupe a demora em responder, devido a assuntos familiares acabei deixando um pouco meu blog de lado, e achei muito legal o teu blog, Parabéns, gostei muito , compartilhamos do mesmo gosto pelos mnemônicos desejo todo sucesso pra ti. abraços

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado, estou voltando agora em 2017, com mais novidades no blog. fique de olho novos macetes e vídeos no canal

      Excluir